SUPLEMENTOS: QUANDO O CORREDOR DEVE UTILIZAR?
- Assessoria Esportiva
- 9 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Estes auxiliares da alimentação podem ser o diferencial no desempenho físico e na busca pelos resultados
É preciso ter uma ótima condição física na hora de correr, mas apenas isso não basta. Alimentação é um item fundamental para que o rendimento do esportista seja o melhor possível. Dentro disso, é necessário entender sobre os auxiliares da dieta do corredor como, por exemplo, a suplementação. Esse método é uma forma do esportista suprir o organismo de forma prática. Mas qual o momento certo de consumir suplementos?
VEJA MAIS: Os benefícios da vitamina C Excesso de suplementos = ganho de gordura corporal 5 alimentos funcionais para corredores
A hora certa, o momento ideal e a necessidade. Esses são alguns dos pontos interessantes que um corredor precisa saber. Não é porque se pratica um esporte que há necessidade de ingerir suplementos. Depende de cada indivíduo e o do tempo disponível que ele possui. Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo Academia, revela que tudo é focado nas características da pessoa para que haja a indicação de suplementação. “A recomendação de suplementos depende dos aspectos físicas do esportista, do biotipo, intensidade de treino e condicionamento. Esses fatores associados a outros como disponibilidade, horário do treno é q definem a necessidade do corredor, a quantidade e o tipo”, cita a profissional.
Manter o corpo nutrido pode garantir excelentes resultados, tanto em uma prova ou no dia a dia. O corredor pode condicionar uma alimentação equilibrada e usar o suplemento como seu aliado. Segundo Fúlvia, a suplementação é um auxiliar em todos os momentos. “Em geral, antes da corrida é necessário o carboidrato, mas você pode acrescentar aminoácidos. Durante também, mas adicione repositores hidroeletrolíticos (bebida à base de água, carboidratos e sais minerais). Após a corrida, a proteína e antioxidantes são muito bem vindos.”
Compreender e entender sobre suplementos é algo muito válido. Mas o correto é sempre pedir ajuda de um especialista em nutrição esportiva. Este profissional pode indicar uma suplementação dentro do que o seu organismo necessita. É muito comum ver esportistas se aventurando com auxiliares de alimentação, o que é devidamente errado. Ter consciência é o primeiro passo para uma qualidade de vida 100% saudável.
Dicas de suplementos indicados pela nutricionista esportiva:
BCAA Função – Importante na recuperação muscular.
Dextrose Função – Bem vinda após o treinamento. Auxilia na recuperação e preservação de proteínas.
D-ribose Função – Ajuda como fonte de energia da célula.
Whey Protein Função – Recuperação muscular e evitar o catabolismo (quebra das proteínas do tecido muscular para a obtenção de energia).
Vitamina C Função – Proteger o organismo dos danos provocados pelo estresse oxidativo.
Vitamina E: Função – Ação antioxidante. Combate radicais livres que prejudicam as células.
Comments