top of page

Energia nos Exercícios.

  • Foto do escritor: Assessoria Esportiva
    Assessoria Esportiva
  • 7 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

CARBOIDRATOS NAS ATIVIDADES FÍSICAS SÃO IMPORTANTES?

Para praticantes de atividades físicas os carboidratos são ainda mais importantes. Sem seu consumo adequado, o organismo retira a energia necessária dos músculos, ocorrendo perda de massa muscular, justamente o contrário do que os atletas procuram.

Antes de iniciar qualquer exercício é fundamental o consumo de alguma fonte calórica, para aumentar os estoques energéticos, pois sem eles o corpo não tem energia suficiente para ter um bom desempenho.

SUPLEMENTAÇÃO COM CARBOIDRATOS

Para as pessoas que necessitam de mais energia para os treinos, existem basicamente 3 Suplementos Alimentares capazes de suprir as necessidades energéticas: a Maltodextrina, a Dextrose e o Waxy Maize. Ok, todos são carboidratos. Mas qual é a função de cada um? Como podem auxiliar no desempenho durante o treino? Como devo consumir? Qual a diferença entre eles? Calma, a Equipe Biopoint está aqui para sanar essas dúvidas.

MALTODEXTRINA

A Maltodextrina é um carboidrato complexo e, com isso, tem uma absorção gradativa pelo organismo. Ela é um açúcar produzido em laboratório.

Os carboidratos presentes na Maltodextrina são metabolizados de forma lenta no corpo humano, o que contribui para um aumento de insulina na corrente sanguínea. Ela é responsável por aumentar o índice de glicose nas células, evitando principalmente o catabolismo muscular, um dos piores inimigos de quem busca hipertrofia. Outro benefício importantíssimo é a retardação da fadiga muscular, aumentando o desempenho durante os treinos.

CONSUMO ADEQUADO

O consumo de Malto é indicado para praticantes de atividades físicas de resistência ou longa duração, como musculação e corrida, pois fornece energia suficiente para aproveitar ao máximo o exercício. Pode ser consumido antes e durante o exercício.

No mercado há diversas marcas de Maltodextrina.

Como se pode perceber na tabela acima, a quantidade de carboidratos disponíveis em 30 gramas de produto não muda muito entre as marcas. Cabe a cada pessoa escolher a que preferir.

A Maltodextrina não é aconselhada para pessoas diabéticas, por conter frutose e glicose.

DEXTROSE

A Dextrose, ao contrário da Maltodextrina, é um carboidrato simples que possui uma estrutura molecular de tamanho reduzido, facilitando assim, a sua absorção. Em poucos minutos ela consegue elevar as taxas de glicose no organismo, fornecendo ao corpo energia de forma mais rápida. Também é um açúcar produzido em laboratório.

Por possuir um alto índice glicêmico, seu pico de insulina será rápido. Desta forma, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos como BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), creatina e outros nutrientes para as células, favorecendo a recuperação e o ganho de massa muscular.

CONSUMO ADEQUADO

Seu consumo é feito principalmente após os exercícios, justamente pela rápida absorção. É comprovado que, após o treino, antes ou até mesmo junto com Whey Protein, o consumo de algum carboidrato de rápida absorção é essencial para que o organismo não utilize as proteínas como fonte de energia. Afinal, utilizar Whey Protein para recuperação energética é jogar dinheiro fora, concordam?

Assim como a Maltodextrina, a Dextrose está disponível no mercado em várias marcas.

Outra vez os carboidratos não mudaram muito de uma marca para outra, ou seja, qualquer um deles pode ser consumido de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Da mesma forma que a Maltodextrina, não é indicado para diabéticos.

WAXY MAIZE

O Waxy Maize é um carboidrato extraído do amido de milho ceroso. O nome Maize vem de seu nome científico, Zea Mays, que em espanhol Maize quer dizer milho.

Este amido constitui-se na principal forma de armazenamento de carboidratos nos vegetais, possuindo 70% de amilopectina e 30% de amilose. Isso possibilita sua quebra em diversos pontos ao mesmo tempo, facilitando a digestão, sendo esta mais lenta, e sua absorção consequentemente também é mais lenta que a da maltodextrina. Entretanto, ele não provoca um pico de insulina tão alto, diferente da maltodextrina e da dextrose.

Além disso, o Waxy Maize é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Resumidamente, o índice glicêmico é a medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com baixo índice glicêmico ajudam a emagrecer, pois quanto mais lenta for a digestão dos carboidratos, mais lento será o aumento do açúcar no sangue. A queda de açúcar no sangue é gradual, havendo menos fome na próxima refeição.


 
 
 

Comments


Destaques
Recentes
bottom of page